Risotto de Camarões, Presunto e Agriões

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Sem classificação ainda)

Risotto de Camarões, Presunto e Agriões

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de azeite, separadas
  • 3 fatias de presunto
  • 1 cebola grande picada
  • 200 gramas de Arroz risotto Cigala
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 litro de caldo de legumes quente
  • 200 gramas de agriões sem talos
  • Sal e pimenta preta q.b.
  • Parmesão q.b.
  • Raspas e sumo de ½ limão
  • 200 gramas de camarão grande descascado e sem tripa

Autor

Cigala

Elaboração

  • Para que esta receita fique uma verdadeira iguaria, comece por preparar todos os ingredientes necessários para a realização do prato. Pique uma cebola grande e dois dentes de alho. Reserve ainda 3 fatias de presunto, 200 gramas de camarão grande descascado e sem tripa, 200 gramas de arroz risotto Cigala, 1 litro de caldo de legumes quente, 200 gramas de agriões lavados e arranjados, raspas e sumo de meio limão, queijo parmesão, azeite, sal e pimenta preta a gosto.

    ingredientes de risotto de camarão, presunto e agriões

    Depois de reunir todos os ingredientes necessários, ocupe-se de uma frigideira, coloque um leve fio de azeite e frite as três fatias de presunto até estarem crocantes. De seguida, reserve-as num prato forrado com papel de cozinha para que não fiquem com demasiada gordura e parta as fatias em pedaços pequenos.

    Presunto frito

    No passo seguinte, utilize a mesma frigideira com a gordura que sobrou das fatias de presunto e salteie a cebola até esta ficar macia e translúcida.

    refogado

    De seguida, adicione o alho picado ao refogado e envolva tudo. Aguarde um pouco até o alho fritar e adicione o arroz risotto Cigala. Deixe o arroz fritar por cerca de 3 minutos e depois pode passar ao próximo passo.

    arroz de risotto Cigala

    Neste momento, poderá adicionar o caldo de legumes, uma concha de cada vez, esperando até todo o líquido ser absorvido antes de colocar mais. Este caldo vai fazer com que o arroz coza com um sabor maravilhoso.

    caldo de legumes quente

    Após todo o caldo ter sido adicionado ao preparado, adicione ainda os agriões, já previamente preparados, e queijo parmesão ralado a seu gosto. Reserve um pouco de ambos para mais tarde decorar o prato.

    agriões para risotto de camarão, presunto

    Neste momento, poderá temperar o seu cozinhado com sal, pimenta e adicionar ainda as raspas de limão para que a receita tenha um sabor intenso e refrescante.

    preparado para risotto de camarão, presunto e agriões

    Adicione os camarões, envolva tudo muito bem e deixe cozinhar durante mais 3 minutos para que todos os sabores se apurem.

    camarão com arroz de risotto e agriões

    Quase a terminar, regue com um fio de azeite, sumo de limão e o presunto frito cortado em pedaços pequenos. Misture tudo muito bem.

    isotto de camarão, presunto e agriões

    Para finalizar, sirva esta maravilhosa receita decorada com agriões e o restante queijo parmesão.

    arroz risotto da cigala para risotto de camarão, presunto, agriões

    O risotto, é um prato de origem italiana que, devido à sua praticidade de confeção e sabor extraordinário, passou a ser rapidamente popular por todo o mundo. Pode ser combinado com os mais diversos ingredientes, desde carne, peixe a verduras.

    Este prato de Risotto de Camarões, Presunto e Agriões pode ser uma verdadeira transformação do seu almoço ou jantar. Prática de fazer, esta receita é uma autêntica explosão de sabores, para além de sofisticada.

    Delicie-se com este delicioso prato da Cigala repleto de gostos fortes e marcantes. Aproveite esta iguaria junto da sua família e amigos. Bom apetite!

Também podes gostar