1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Sem classificação ainda)

Ingredientes

  • 1 copo de arroz carolino Cigala
  • 1 c. de chá de sal
  • 1 c. de sopa de açúcar
  • 3 copos de água fria
  • 2 c. de sopa de vinagre de arroz

Autor

Cigala

Elaboração

  • Comece por preparar os ingredientes necessários para executar esta receita. Prepare um copo de Arroz Cigala Carolino, uma colher de chá de sal, uma colher de sopa de açúcar, as duas colheres de sopa de vinagre de arroz e os três copos de água fria.

    Ingredientes para o arroz de sushi

    O primeiro passo desta receita é lavar muito bem o Arroz Cigala Carolino até que a água saia límpida. Este passo é muito importante para a receita, visto que vai permitir ao arroz ficar com a consistência desejada. Deixe o arroz descansar durante cerca de 30 minutos em água.

    lavar o arroz num coador

    De seguida, coloque o arroz numa panela com água e tempere com sal a gosto. Envolva e tape. Deixe cozinhar, em lume brando, até a água começar a ferver.

    arroz num tacho

    Deixe que ferva durante um minuto, em lume forte, e depois baixe o lume para o mínimo. Cozinhe novamente o arroz, tapado, por cerca de 15 minutos. Apague o lume e deixe o arroz descansar por 10 minutos com a panela sempre tampada.

    Tacho tampado

    Enquanto o arroz estiver a descansar na panela, coloque numa panela à parte o vinagre e o açúcar juntos. Coloque em lume baixo, até o açúcar dissolver. Este preparado é que vai dar a consistência necessária ao arroz.

    Adição de vinagre num tacho

    Coloque o arroz num recipiente largo e regue lentamente com a mistura de vinagre reservada anteriormente.

    Verter vinagre para recipeiente

    Misture delicadamente com uma espátula, fazendo com que o arroz arrefeça rapidamente.

    Afastar o arroz preparado com uma espátula

    Com este passo concluído, o arroz encontra-se finalizado e pronto para ser usado nas suas peças de sushi.

    arroz para sushi com embalagem de arroz agulha cigala ao lado

    Sabia que o sushi foi inventado quase por acaso?

    Em pleno século VII, no Sudeste Asiático, o arroz começou a ser utilizado na conservação do peixe. A cabeça e as vísceras dos animais eram removidas e os filetes acondicionados num barril de madeira com camadas de arroz cozido entre eles. A fermentação natural do arroz acabaria por dar origem à libertação de ácido lático, azedando o peixe e garantindo a sua conservação.

    São estas as origens de uma iguaria que, alguns séculos mais tarde, se tornou apreciada e degustada por cada vez mais apreciadores nos quatro cantos do globo.

Também podes gostar