Risotto de morangos e vinagre balsâmico

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Sem classificação ainda)

Risotto de morangos e vinagre balsâmico

Ingredientes

  • 4 mãos cheias de arroz carolino Cigala
  • 500 gramas de morangos arranjados e aos cubos
  • 1 cebola picada
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 4 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • 1 litro de caldo de legumes
  • 1 copo de vinho branco ou espumante
  • 40 gramas de manteiga
  • 1/2 chávena de parmesão ralado
  • sal e pimenta q.b.
  • hortelã para decorar

Autor

Cigala

Elaboração

  • Antes de iniciar a receita, reúna todos os ingredientes necessários para confecionar este maravilhoso Risotto. Pique uma cebola média em pequenos pedaços e corte 500 gramas de morangos em cubos. Reserve quatro mãos cheias de arroz carolino Cigala, uma colher de sopa de manteiga, quatro colheres de sopa de vinagre balsâmico, um litro de caldo de legumes, um copo de vinho branco ou espumante, 40 gramas de manteiga e meia chávena de queijo parmesão ralado. Por fim, reserve sal, pimenta e hortelã a gosto.

    Ingredientes Risotto de morangos e vinagre balsâmico

    Para dar início à confeção desta deliciosa receita, comece por preparar o refogado. Coloque num tacho a cebola previamente picada num pouco de manteiga e aguarde até esta ficar com um aspeto translúcido.

    cebola para refogado

    De seguida, adicione o arroz carolino Cigala, metade da quantidade de vinagre e envolva tudo muito bem. Refresque o preparado com o copo de vinho.

    arroz carolino Cigala

    Assim que o álcool evaporar, adicione as metades dos morangos previamente cortados. Nesta fase, os morangos irão dar uma tonalidade rosada ao arroz e um leve sabor adocicado.

    morangos cortados em pedaços bem pequenos

    Lentamente, vá adicionando conchas do caldo de legumes e mexa até evaporar de forma a adicionar mais caldo. Desta maneira, o arroz irá cozinhar com um sabor intenso de legumes juntamente com os morangos. Aguarde cerca de 18 minutos ou até o arroz estar no ponto de cozedura que pretende.

    Caldo de legumes para risotto

    Assim que terminar o tempo de cozedura, acrescente os ingredientes que faltam. Adicione o queijo parmesão, a manteiga e os restantes morangos e vinagre. Aguarde mais dois minutos para que os sabores se misturem.

    preparado risotto de morangos com vinagre balsâmico

    Sirva de imediato este delicioso prato polvilhado com folhas de hortelã e morangos por cima para dar um toque mais fresco e intenso ao risotto.

    risotto de morangos com vinagre balsâmico com arroz carolino cigala

    Aprenda a fazer um maravilhoso Risotto de Morangos com esta receita da Cigala. O morango, apesar de ser uma fruta doce, combina na perfeição com este prato. Fica com um ótimo gosto agridoce!

    O risotto é um prato tipicamente italiano, que promete impressionar qualquer pessoa com esta explosão intensa de sabores frescos. Desfrute desta maravilhosa iguaria junto da sua família ou amigos. Buon appetito!

Também podes gostar