Cortar o peixe em cubos e cozer em água abundante temperada com sal e o ramo de salsa. Passar o caldo da cozedura por um passador de rede e reservar ambos.
Refogar a cebola e o alho no azeite. Quando a cebola estiver translúcida juntar a malagueta, o tomate em pedaços e o vinho. Deixar evaporar um pouco e juntar água fervente, na proporção do dobro da quantidade de arroz, para que fique “malandrinho”. Adicionar sal.
Acrescentar o arroz e o pimento, logo que o caldo ferva.
A meio da cozedura, juntar o peixe e o mexilhão (sem descongelar) e deixar cozer lentamente por 10 minutos, aproximadamente.
Retirar do lume, deixar repousar uns minutos, polvilhar abundantemente com os coentros picados e decorar com alguns mexilhões em concha previamente cozidos ou adquiridos já cozinhados. Servir de imediato.