Elaboração

  • Caldo

    O primeiro passo da nossa receita é fazer um caldo caseiro para o risoto.

    Para isso, descasque e retire as cabeças dos camarões, deixando as cascas separadas do miolo. Lave o alho francês e a cenoura e corte-os finamente. Depois coloque-os numa panela a refogar com um pouco de azeite. De seguida junte as cascas dos camarões, e quando esses ingredientes começarem a dourar, acrescente água, para cobrir tudo, e tempere com sal. Depois de ferver, baixe o lume e deixe ficar por 30 minutos.

    Arroz

    Comece por picar o alho em pedaços muito pequenos e refogue numa panela com um pouco de azeite quente. O próximo passo é limpar e cortar as lulas e juntar ao alho quando já estiver dourado.

    Refogue tudo em lume médio durante três minutos e junte a cebola picada em pedaços bem pequenos. Mexa tudo lentamente para que fique bem misturado e acrescente o tomate ralado sem pele. Vá mexendo sempre os ingredientes na panela.

    Assim que o tomate começar a engrossar, retire a panela do lume e coloque o colorau. Mexa bem e volte a colocar no lume. De seguida adicione o Arroz Risotto Cigala.

    Com o arroz na panela, comece a adicionar o caldo quente. Tem de colocar o caldo aos poucos, mexendo o arroz na panela com uma colher de pau. O lume tem de estar sempre médio. À medida que o caldo é absorvido vá acrescentando mais quantidade de caldo, para que fique com a consistência desejada. É preciso lembrar que deve ir mexendo sempre para que o arroz vá libertando o amido e engrosse. 10 minutos após adicionar o arroz, coloque o miolo do camarão descascado na panela.

    O tempo de cozedura é de 18 a 22 minutos. Assim que o arroz tiver uma textura cremosa, retire a panela do lume e acrescente a manteiga e o queijo parmesão. Mexa delicadamente e está pronto para servir.

    Veja estas e outras receitas com Arroz Cigala aqui.