Receita de risotto de cogumelos

Elaboração

  • O risotto de cogumelos é um prato clássico da culinária italiana, originário da região norte do país, onde o arroz é um ingrediente comum devido à abundância de arrozais. Este prato é conhecido pela sua textura cremosa e sabor rico, obtidos através de um processo de cozedura lento e constante do arroz.

    O risotto é um prato versátil que pode ser feito com vários tipos de ingredientes, mas os cogumelos são particularmente populares devido ao seu sabor terroso e textura carnuda. Embora o risotto possa parecer intimidante para alguns cozinheiros devido à necessidade de mexer constantemente, o resultado final é um prato delicioso e reconfortante que vale a pena o esforço.

    Nº PESSOAS: 4 pessoas

    TEMPO DE PREPARAÇÃO: 40 minutos

    GRAU DE DIFICULDADE: Fácil

    CUSTO: Económico

    Passos

    Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Num tacho largo e de altura média, coloque o azeite, a cebola e os alhos e deixe refogar.

    Adicione os cogumelos laminados, o alecrim e deixe refogar por 3 minutos. Tempere com sal, pimenta preta moída e envolva.

    Adicione o arroz e deixe dourar um pouco. Aumente o lume, adicione o vinho branco e mexa delicadamente.

    Deixe o álcool evaporar, reduzindo um pouco o líquido. Quando o líquido evaporar,  adicione aos poucos o caldo de legumes quente, cerca de duas conchas,

    Mexa constantemente, com delicadeza, até começar a secar novamente.

    Repita sucessivamente até terminar o caldo de legumes que tem no recipiente, ou até que o arroz esteja “al dente”.

    O arroz deve ficar com algum caldo, não deve secar totalmente. Desligue o lume, adicione a manteiga e envolva bem. Por fim envolva o queijo parmesão ralado e pimenta preta moída, a gosto.

    Sirva de imediato, polvilhado com cebolinho

    Dicas de Culinária 

    •  Utilize cogumelos frescos para obter um sabor mais intenso.
    •  Adicione o caldo de legumes aos poucos, mexendo constantemente, para obter uma textura cremosa.
    •  Escolha um vinho branco seco para realçar os sabores.
    • Varie os tipos de cogumelos utilizados para uma combinação de sabores mais complexa.
    •  Ao contrário de muitos outros pratos de arroz, não deve lavar o arroz antes de cozinhar o risotto. A lavagem removeria o amido que dá ao risotto a sua textura cremosa.
    • O risotto deve ser servido assim que estiver pronto, pois começa a perder a sua textura cremosa assim que é retirado do lume, por este motivo é melhor servi-lo de imediato.

    Perguntas de Culinária 

    Posso substituir o arroz arbóreo por outro tipo de arroz?

    Sim, pode substituir o arroz de risotto por outros tipo de arroz, mas é importante lembrar que a textura e o sabor do risotto podem alterar dependendo do tipo de arroz que utilizar.
    A nossa sugestão caso pretenda substituir o tipo de arroz é que utilize um arroz Carolino ou Gigante, embora o resultado não fique identifico são os tipos de arroz que irão apresentar um resultado final mais parecido.
    Lembre-se que o segredo para um bom risotto está no processo de cozimento lento e constante, e na adição gradual do caldo, independentemente do tipo de arroz que escolher.

    Que cogumelos são mais indicados ?

    Na receita Risotto de cogumelos a escolha dos cogumelos é um dos passos mais importantes pois vai definir o sabor do seu prato, esta escolha depende muito do seu gosto pessoal e da disponibilidade da região. No entanto, aqui estão alguns tipos de cogumelos que são utilizados e que trazem sabores deliciosos ao prato:

    Cogumelos Castanhos;
    Cogumelos Pleurotus;
    Cogumelos Paris;
    Cogumelos Shiitake;
    Cogumelos Chanterelle;
    Cogumelos Portobello;

    Não necessita de escolher apenas uma variedade, pode usar uma mistura de diferentes tipos de cogumelos para adicionar variedade de textura e sabor ao seu risotto. Lembre-se de limpar bem os cogumelos e cortá-los em pedaços uniformes para garantir uma cozedura uniforme.

    Existem outras variedades de risotto ?

    O risotto é um prato versátil que pode ser feito com uma variedade de ingredientes, conforme o que está disponível e do seu gosto pessoal. Aqui estão alguns tipos de risotto que pode experimentar:

    • Risotto alla Milanese: Este é um dos risottos mais famosos e é feito com açafrão, dá ao prato uma cor amarela característica. O Risotto alla Milanese é tradicionalmente servido com ossobuco (um prato de vitela).
    • Risotto ai Frutti di Mare: Este é um risotto de frutos do mar que pode incluir uma variedade de mariscos, como camarão, lula, mexilhões e vieiras.
    • Risotto alla Zucca: É um risotto de abóbora, perfeito para o outono quando as abóboras estão na temporada. A abóbora dá ao risotto uma doçura suave e uma cor bonita.
    • Risotto al Vino Rosso: Este risotto é feito com vinho tinto, que dá ao prato uma cor rica e um sabor profundo.