A paella mista é um prato tradicional em Espanha, esta originalmente era feita através de ingredientes disponíveis localmente, como arroz ,azeite, legumes e carne de coelho, hoje em dia, já se adicionam outros ingredientes como o marisco e carne de aves.
A Paella mista é um prato completo por si só, é frequentemente preparado em grande quantidade em celebrações familiares, festivais, eventos ou pode até mesmo prepará-la em casa num almoço ou jantar entre amigos.
Em uma panela grande, ou numa paelheira, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola e o alho picados mexa até ficarem macios e levemente dourados.
Acrescente o lombinho de porco, as asas de frango, o peito de frango e a linguiça (ou salsicha) à panela. Tempere com sal e pimenta e cozinhe até que as carnes estejam douradas e cozidas por igual.
Adicione a cenoura em cubos e o talo de aipo picado ao refogado. Refogue por mais alguns minutos.Em seguida, adicione o arroz agulha. Misture bem para incorporar os ingredientes.
Despeje o caldo de galinha misturado com açafrão na panela, mexendo suavemente. Reduza o lume para médio-baixo, acomode os pimentos, os camarões, as lulas, as ervilhas, tempere com pimenta preta moída e tampe a panela.
Deixe cozinhar por cerca de 15-20 minutos, ou até que o arroz esteja macio e o caldo tenha sido absorvido.Após o tempo de cozimento do arroz, retire a panela do fogo e deixe descansar por alguns minutos.
Sirva a Paella mista quente com coentros e limões cortados em quartos.
Sim, pode personalizar a receita de acordo com o seu gosto pessoal, pode acrescentar mexilhões, amêijoas, polvo ou até outros legumes que gostar.
Lembre-se que cada fruto do mar e legume tem o seu sabor e textura, certifique-se que os ingredientes que escolher combinam bem, entre si.
A Panela mais adequada para preparar paella é a famosa paellera, a panela tradicional utilizada pelos espanhóis para cozinha paella.
Esta é uma panela com asas, é rasa e ampla, o que permite que o arroz cozinhe uniformemente e forme uma “ crosta “ no fundo também conhecida como “socarrat”
Sim pode utilizar temperos adicionais, para além do açafrão, que é um tempero clássico da paella, pode adicionar, alho, cebola, pimentos, tomate, paprica, azeite, salsa, coentros e outros temperos de que goste.
Caso pretenda dar um sabor mais quente e picante, coloque um pouco de pimenta ou mesmo piriri, mas sempre de forma gradual e ponderada para que possa ajustar ao seu paladar.
Para evitar que a paella fique empapada é importante seguir algumas sugestões:
Ao seguir estas dicas, terá mais hipóteses de obter uum arroz e perfeitamente cozinhado .
Sim é possível, para isso apenas tem de substituir qualquer carne ou marisco por outras variedades de legumes e proteínas vegetarianas, como o tofu, tempeh ou seitan
Em vez de utilizar um caldo de marisco ou de galinha pode utilizar um caldo de legumes.
Aposte nos temperos e especiarias para que a sua receita fique o mais próximo da original a nível de sabores.
A Paella mista oferece uma combinação de sabores rica e variada, combina proteína (carne e frutos do mar) com carboidratos (arroz) e vegetais.
A paella mista ganhou popularidade fora Espanha e é apreciada em todo mundo como um prato saboroso e reconfortante.
Experimente cozinhar esta iguaria e conto-nos através das redes sociais qual foi o resultado.