1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 classificações, média: 1,00 de 5)

Arroz de Pato da Cigala

Ingredientes

  • ½ pato cortado em pedaços
  • 2 chávenas de chá de Arroz vaporizado Cigala
  • 4 chávenas de caldo da cozedura do pato
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 3 cenouras
  • ½ chouriço de carne
  • 1 folha de louro
  • Vinho do Porto a gosto
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 500 ml de água
  • Sal q.b.

Autor

Cigala

Elaboração

  • Inicie este delicioso arroz de pato com a preparação de todos os ingredientes necessários para a confeção do mesmo. Comece por picar uma cebola, corte três cenouras em rodelas finas e corte também uma cebola em meias luas. Reserve ainda metade de um pato, duas chávenas de arroz vaporizado Cigala, três dentes de alho, meio chouriço de carne, uma folha de louro, vinho do porto, azeite e sal a gosto.ingredientes de arroz de pato

    Comece a confeção do prato por cozer a carne. Numa panela de pressão, coloque a metade do pato, sem pele, juntamente com o chouriço.

    pato cozido para arroz de pato

    Acrescente a cenoura já previamente cortada, a cebola cortada em meias luas, os dentes de alho, 500 ml de água e condimente ainda com o vinho do Porto a gosto.

    vinho do porto

    Assim que a panela começar a apitar, deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue e deixe arrefecer ainda com a tampa fechada para que a pressão saia por completo.

    Logo que possível, desfie o pato com a ajuda de um garfo, reserve o chouriço e o caldo da cozedura da carne.

    carnes cozidas para arroz de pato

    Num tacho à parte, faça um fundo de azeite e coloque a cebola picada e a folha de louro, deixe que o preparado refogue por cerca de dois minutos ou até a cebola ficar translúcida.

    refogado

    Adicione as duas chávenas de arroz, mexa e deixe fritar ligeiramente.

    arroz vaporizado da cigala

    No passo seguinte, recorra ao caldo utilizado para cozer a carne. Com a ajuda de uma varinha mágica triture tudo muito bem. Este caldo vai ser a chave para que o arroz de pato tenha todo o sabor que merece.

    caldo de carne para arroz de pato

    Adicione ao arroz, quatro chávenas do caldo triturado e deixe cozinhar durante 15 minutos para que o arroz coza repleto de sabor.

    preparado de arroz de pato

    Para terminar, ocupe-se de um tabuleiro de barro preparado para ir ao forno, preencha-o com uma camada de arroz no fundo e coloque tiras do pato desfiado por cima.

    carne de pato

    Com o restante arroz, repita com uma camada cobrindo todos os pedaços de pato. Por fim, corte o chouriço de carne cozido em rodelas e espalhe por cima do arroz. Está pronto para ir ao forno!

    travessa de arroz de pato

    Pré-aqueça o forno a 200ºC e leve o tabuleiro com o arroz por cerca de 20 a 30 minutos ou até este apresentar um aspeto tostado. Depois disso, o arroz estará pronto a ser servido!

    arroz de pato com arroz vaporizado da cigala

    Acredita-se que a primeira vez que alguém confecionou arroz de pato, terá sido em Portugal. Hoje em dia é uma iguaria muito presente no cardápio dos restaurantes lusitanos e até mesmo na mesa do povo português.

    Este prato é uma ótima opção para ser degustado junto de amigos ou para uma festa com familiares. Sirva-o em conjunto de um vinho branco e uma dose de boa disposição. Bom apetite!

Também podes gostar