O filete de pescada com arroz de tomate é uma combinação clássica e saborosa da culinária portuguesa, que harmoniza o peixe com o sabor intenso do arroz de tomate. Este prato é uma excelente escolha tanto para almoços em família quanto para jantares especiais, oferecendo uma refeição nutritiva e deliciosa.
Num tabuleiro coloque os filetes e tempere com sal, 1 dente de alho picado, sumo de meio limão e pimenta moída.
Após temperar reserve para que adquiram o sabor dos temperos (cerca de 20 minutos, no entanto se deixar de um dia para outro o sabor dos temperos será mais intenso).
Coloque ao lume um tacho com um fio de azeite e adicione cebola picada, vá mexendo até que esta fique translúcida e de seguida adicione o alho, misture tudo e deixe alourar um pouco.
Quando a cebola estiver dourada, acrescente louro, o tomate previamente cortado em cubos e a lata de tomate em pedaços, envolvendo todos os ingredientes muito bem.
Tempere com sal e pimenta a gosto.
Quando começar a ferver adicione água previamente temperada e deixe cozinhar um pouco em lume brando. Enquanto isso, coloque uma frigideira com óleo em lume forte, para que este aqueça, e passe os filetes uma a um por farinha e de seguida por ovo batido.
À medida que vai passando os filetes coloque-os no tacho para que fritem. Frite até que fiquem dourados de ambos os lados.
Tenha atenção para que não passe o tempo de cozedura para que não fiquem secos. Depois de fritos retire-os e coloque sobre papel absorvente e deixe-os escorrer. Volte ao tacho da calda de tomate e adicione o arroz, envolvendo bem deixando que levante novamente fervura. De seguida tape o tacho e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos e está pronto a servir.
Bom Apetite!
Sim, pode optar por farinha de milho. É mais saudável e deixa inclusivamente o peixe mais estaladiço.
Sim, neste caso cubra o cesto da airfryer com papel vegetal e pincele com azeite. Coloque os filetes e cozinhe durante 10 minutos de cada lado a 200ºC. Caso seja necessário, deixe mais uns minutos.
Sim pode, o arroz de tomate é bastante versátil e pode ser acompanhado com carnes brancas, carne de porco e vários tipos de peixe. Dê asas à sua imaginação e acompanhe com o que mais gosta.