A receita de arroz de lingueirão evoluiu ao longo dos tempos, incorporando ingredientes locais como tomate, pimentão doce e até mesmo salsa ou coentros com o objetivo de realçar os sabores marinhos.
Este prato, é um prato tradicional das zonas costeiras apesar de hoje em dia já ser possível saborear esta receita em diversos restaurantes tanto a sul como no centro e Norte do país.
4 PESSOAS
FICHA TÉCNICA
TEMPO DE PREPARAÇÃO: 1 hora + tempo para demolhar
GRAU DE DIFICULDADE: fácil
CUSTO: Médio
30 MINUTOS ANTES
Coloque antecipadamente o lingueirão a demolhar em água temperada com sal.
Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente.
Leve um tacho ao lume com 1 L de água, a folha de louro e tempere com sal, deixe começar a ferver. Adicione o lingueirão e deixe ferver por mais 5 minutos.
Retire e deixe arrefecer. Passe o caldo pelo passador de rede e reserve.
Separe o miolo do lingueirão, rejeitando as cascas.
Aqueça o azeite num tacho ao lume, adicione a cebola e os alhos e deixe refogar durante 5 minutos. Junte depois os pedaços de tomate, a folha de louro e mexa, deixando cozinhar até que fique apurado. Junte o arroz.
Adicione o caldo de marisco e deixe cozinhar, adicionando pimenta a gosto.
Inclua o caldo de cozer o lingueirão mexa e deixe cozinhar durante 15 minutos, mexendo de vez em quando e acrescentando água a ferver se necessário para ficar bem “malandrinho”.
Adicione então o lingueirão e os coentros, mexa, retifique os temperos, retire do lume e sirva decorado a gosto.
Esta receita pode levar cerca de 70 a 80 minutos a ficar finalizada, em que 30 minutos são para a preparação e 40 a 50 minutos para cozinhar. No entanto, o tempo de preparação depende de receita para receita, consoante o tipo de arroz que escolhe como também dos ingredientes que acrescenta.
Sim, é possível congelar o arroz de lingueirão, no entanto, é preferível consumir esta receita após ser cozinhada, por ser mais saborosa e por haver a hipótese da textura ficar alterada após a congelação, A sugestão que damos é que cozinhe de forma prudente de forma a que não exista desperdícios ou a necessidade de congelação.
No caso de optar pela congelação do arroz, não se esqueça de esperar que a receita arrefeça após ser cozinhada e quando pretender descongelar deixe que o processo seja feito de forma gradual, isto é, no frigorífico ou a uma temperatura amena.
O lingueirão é o marisco chave e o segredo desta receita ao alterar o marisco o arroz deixa de ser arroz de lingueirão. Porém, hoje em dia, já existe a mesma receita feita com outros mariscos como por exemplo lula, mexilhões, amêijoas ou camarões. O segredo é garantir que os mariscos estejam frescos e bem limpos . No entanto, lembre-se de que a mudança de marisco pode afetar o tempo de preparação e o sabor da receita, ajuste os temperos conforme seja necessário.
O arroz de lingueirão, nesta receita não leva picante, ainda assim, pode ser picante dependendo da receita. Algumas receitas incluem picante ou piri-piri para dar um toque de calor ao prato. No entanto, isso é totalmente opcional e pode ser ajustado de acordo com o seu gosto pessoal. Se preferir um pronto menos picante, simplesmente omita o picante ou reduza a quantidade usada na receita, pelo contrário, se preferir dar um toque quente ao prato pode sempre ajustar o picante de acordo com o seu paladar.