Arroz de Favas, Bacon, Limão e Hortelã

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Sem classificação ainda)

Arroz de Favas, Bacon, Limão e Hortelã

Ingredientes

  • 2 copos de arroz agulha Cigala
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 200 g de bacon em pedaços
  • 300 g de favas cozidas e descascadas
  • Raspa de 1 limão
  • 3 c. sopa de hortelã picada
  • azeite q.b.
  • sal e pimenta q.b.

Autor

Cigala

Elaboração

  • Comece por preparar todos os ingredientes para esta receita deliciosa. Pique a cebola, os dois dentes de alho e a hortelã, em pedaços bem pequenos. Prepare as 300 gramas de  favas cozidas e descascadas, os dois copos de Arroz Agulha Cigala, o azeite, o sal e a pimenta. Corte as 200 gramas de bacon em pequenos cubos e raspe o limão.

    Ingredientes para o arroz de favas, bacon, limão e hortelã

    Para dar início a esta receita é necessário fazer um refogado. Adicione um fio de azeite num tacho e, quando estiver quente, adicione a cebola e o alho picados. 

    Adição da cebola ao tacho

    Quando a cebola começar a ficar translúcida, adicione o bacon aos cubos no tacho. Envolva e deixe cozinhar durante 3 minutos. Mexa ocasionalmente, de forma a não queimar ou ficar agarrado ao tacho.

    Assim que terminar o tempo de cozedura do bacon, acrescente as favas descascadas e envolva com o preparado. Acrescente ainda as duas colheres da hortelã previamente picada, que irá dar um sabor mais fresco ao seu prato.

    Adição das favas ao tacho

    Para o próximo passo da receita, adicione o Arroz Cigala Agulha e envolva bem. Junte quatro copos de água e a raspa do limão. Para terminar este passo, tempere com sal a gosto e deixe cozinhar durante 15 a 20 minutos ou até o arroz estar cozido.

    Adição do arroz agulha cigala ao tacho

    Por fim, polvilhe o preparado com a restante hortelã e raspa de limão e sirva de imediato.

    Arroz de favas, bacon, limão e hortelã

    Para qualquer refeição do dia-a-dia, o Arroz de Favas, Bacon, Limão e Hortelã é uma excelente opção. Dê um toque diferente ao seu dia com esta receita de comer e chorar por mais!

    Além disso, as favas são um legume nutricionalmente muito rico, com proteínas, fibras, ácido fólico (vitamina B9) e antioxidantes. Contém também na sua constituição zinco, potássio, manganês, fósforo, ferro, cobre e tiamina (vitamina B1). 

    A ingestão de favas auxilia o bom funcionamento do sistema nervoso, diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne a anemia e ajuda no controlo do colesterol, diabetes e obesidade, para além de vários outros benefícios. 

Também podes gostar